DOMA RACIONAL
Cada vez que aumentamos nossa experiência com cavalos vamos conhecendo melhor seu estilo de vida e descobrindo as coisas úteis, certas e boas, portanto muitas vezes nós nos perguntamos:
Qual é a melhor maneira de colocar a sela?
Como colocar a cabeçada?
Que tipo de embocadura usar?
São duvidas comuns para qualquer cavaleiro. Até os mais experientes cometem enganos e deixam o animal desorientado ainda mais que cada cavalo é um tipo e cada um tem uma forma de trabalhar e de reagir às coisas que fazemos.
No manejo diário para doma e treinamento, as atitudes vão se tornando tão mecânicas que as chances de se cometer faltas só tendem a aumentar.
Começando pelos apetrechos que compõem os equipamentos eqüestres: podem se tornar inimigos da sua montaria caso não sejam usados de forma correta, e as coisas vão aumentado como uma embocadura mal escolhida e mal ajustada, sela grande para cavalos pequenos. São fatores que à primeira vista podem parecer sem muita importância, mas que a longo prazo poderão trazer traumas e perigos.
Início da doma
No início da doma é uma fase bastante delicada, e se fizermos os primeiros contatos com o potro usando atenção, paciência e principalmente numa seqüência coerente, evitaremos erros e dores de cabeça.
AGINDO CERTO
1- Aproximar de um potro em inicio da doma com tranqüilidade e segurança mesmo com cavalos desconhecidos que você não tenha contato constantemente. Pegá-los em um local onde seu espaço seja limitado, facilitando a aproximação.
2- Mostre o cabresto,e coloque-o pelo focinho e ao passar por trás das orelhas converse principalmente com o potro enquanto coloca suavemente sem assustá-lo.
3- Usar voz firme e sempre igual, isto é, no mesmo tom para que o animal entenda o que você espera dele.
4- Recompensar o cavalo com carinhos no pescoço a cada etapa executada de maneira correta.
5- Parar com a insistência ou aula assim que o animal realizar por algumas vezes o que lhe foi pedido. Ministrar os ensinamentos progressiva e repetidamente.
6- Encilhar o animal pelo lado esquerdo, entretanto o cavalo bem domado aceitará o manejo pelos dois lados.
7- Ao encilhar,mostre a sela,deixe que o cavalo cheire,coloque a manta passando-a por todo dorso,leve a sela com calma,apertando a cilha sem trancos ou puxões.
AGINDO ERRADO
1- Não se aproximar brutalmente principalmente pela sua traseira. Os cavalos têm medo dos homens e com susto poderão reagir repentinamente.
2- Não colocar o cabresto rápido e não amassar as orelhas, pois podem sentir dor ou irritação, e o animal pode reagir e criar traumas.
3- Não rode o animal com o cabresto e evite em dar puxões fortes.
4- Não repetir palavras de comando na hora que o animal está realizando o exercício. Se ele esta fazendo é porque já entendeu e a voz de comando nessa hora só irá confundi-lo.
5- Não recompensar o animal após não ter feito o que foi pedido ou recusar. Nunca bata em seu cavalo, pois só servirá para desorientá-lo.
6- Não pare com o trabalho ou a aula no momento que o cavalo errar o exercício. Caso o cavalo não execute o exercício de forma correta, mesmo depois de algumas tentativas, mude o exercício para um mais fácil e termine a aula. A repetição demasiada cansa fisicamente e mentalmente o cavalo. Ele ficará cansado e perderá a disposição e o rendimento. Por isso procure variar as lições para mantê-lo sempre atento e disposto.
7- Não jogue o material que irá no dorso, pois é um lugar sensível (perto do rim) e esse impacto provocará dores e traumas.
8- Não use embocadura muito forte quando o cavalo é sensível e aceita o comando do cavaleiro rapidamente. Embocadura muito apertada poderá ferir o canto da boca.
Lembre-se dessas dicas e use sempre com muita calma e nenhuma violência ,eles irão respeitá-lo e aprender!