sexta-feira, 30 de setembro de 2011

CAVALO E ESPORTES EQUESTRES

Neste nosso Brasil de dimensões continentais,em cada região o esporte equestre tem as suas preferências e particularidades. No sul,predominam os cavalos da raça crioula e o esporte está voltado para as paleteadas,as classificatórias ao freio de ouro e alguns rodeios crioulos. Em São Paulo,o grande forte são as competições proporcionadas pelos cavalos da raça quarto de milha que vão desde tres tambores as provas de laço,passando pela apartação. Ainda aí destacam-se as corridas principalmente em Sorocaba,dos quarto de milha,e na capital e no Rio de Janeiro os grandes premios do turfe com os cavalos da raça puro sangue inglês.
Chegando em Minas Gerais e nas suas fronteiras com o Rio de Janeiro e Espirito Santo,predomina o cavalo mangalarga marchador e com  êles os mineiros,capixabas e cariocas fazem cavalgadas memoráveis,congregando amigos e famílias inteiras.
Em todo centro oeste além de esportes proporcionados por inúmeras raças de equinos,tornando-os bastante ecléticos,o que mais chama a atenção é a utilização do cavalo como instrumento de trabalho,tangendo enormes boiadas de um rincão para outro. Nessa lida,o cavalo pantaneiro marca o seu nome.
Em todo norte e nordeste o esporte equestre absoluto é a vaquejada,praticada desde as pequenas e humildes povoações com pistas improvisadas até nos grandes centros e capitais com parques de vaquejada que são verdadeiros estádios.
Notória é a presença do cavalo quarto de milha e seus cruzamentos com os mestiços curraleiros regionais,provocando uma heterose que proporciona animais de extrema resistência e vigor.
De norte a sul,o cavalo empolga e apaixona. E'esporte,lazer,entretenimento e também negócio. Quantos empregos gerados desde a fabricação de equipamentos,utensilios,elaboração das mais variadas e específicas rações,até a pesquisa para produção de medicamentos,vitaminas,vacinas e inúmeras outras atividades correlacionadas.
Enfim,o cavalo e o esporte equestre também fazem inserir o Brasil como destaque no mundo!