quarta-feira, 18 de abril de 2012


PENSÃO PRÁ CACHORRO

Foi o amigo José Luiz Doricci quem usou a Internet para puxar o assunto da amizade dos cães pelos homens, comprovadamente maior que a dos homens pelos cães. Alguns outros cinófilos compartilharam nas redes sociais de amigos internautas e foi assim que as frases sobre o tema encheram minha caixa de e-mails.

“Se você apanha um cachorro faminto e o alimenta, ele não o morderá; esta é a principal diferença entre um cachorro e um homem”, dizia uma frase atribuída a Mark Twain. “Cachorros não são eternos na nossa vida, mas eles fazem nossas vidas eternas”, eram as palavras de Roger Caras. E havia outras, sempre nessa linha do “mais vale um cachorro amigo que um amigo cachorro”, afirmação que, se não chega a ser um axioma, tem o prestígio de um postulado do qual pouca gente duvida.

Depois de ler as várias frases sobre os cães e sua devoção a seres humanos, veio-me à memória a estória de um amigo que morava com a família lá em São Carlos e eu havia lhe vendido um filhote de pastor alemão com a marca Caledonian,filho do meu bom,velho e inesquecível Hart.

Um dia esse amigo me contou que havia se separado da mulher e estava morando em um flat,ali pelos lados do antigo kartódromo. Não tendo como acomodar o animal na nova residência, precisou deixá-lo na companhia da ex-esposa, que havia permanecido na casa,lá pelos lados da Santa Casa, no Santa Mônica,bairro nobre, onde, aliás, o cão,já um adulto e valoroso guarda seria mais útil.

- O problema – queixou-se ele – é que minha ex disse que o cachorro era meu e, por isso, só aceitaria ficar com ele se eu pagasse todas as suas despesas, como ração, vacinas, acompanhamento do veterinário, essas coisas.

Acabei aceitando. Agora, acho que sou a única pessoa do mundo que paga pensão para um cachorro.

- Que coisa! – surpreendi-me. – Mas, apesar da separação, vocês ainda se dão bem, não?

- Eu e o cachorro filho do seu eterno Hart? Claro!

AMIZADES

Fiz muitas amizades durante a infância e juventude. Pode parecer uma frase de efeito, mas não é, pelo menos eu penso assim. Durante a vida, mais abastada ou pobre,cada um de nós evidentemente que pode conquistar amizades que duram para sempre.É certo que ficamos muito anos sem que encontremos um amigo sequer da juventude, quando vivíamos intensamente nas noites,no futebol,nos bares,nas ruas da cidade. Quando o caminho da vida nos brinda com o reencontro as emoções se afloram como se retornássemos aos melhores momentos já vividos.

Na maioria das vezes,os amigos tomam caminhos diferentes, e perdemos os laços que eram tão próximos, íntimos, até. Ficamos sem notícias um do outro. O reencontro é algo renovador, restaurador. As lembranças dos anos em que fui estudante – nas três fases: primário, secundário e universitário – são recorrentes. Muitas vezes uma palavra nos transporta para um tempo que achávamos adormecido em nossas memórias.

Os muitos anos vividos como estudante no Instituto de Educação Alvaro Guião em São Carlos deixaram marcas indeléveis nos escaninhos da minha memória. Jamais os esquecerei por completo, assim como amigos conquistados na Companhia Brasileira de Tratores e os companheiros de sempre da Sociedade de Cães Pastores Alemães.Da Faculdade de Direito tivemos um encontro dos dez anos de colação de grau e os demais ficaram na nostalgia.

Mas como trabalho fora de São Carlos,e bem distante,em Balsas no Maranhão, significa, entre outras coisas, encontrar com pessoas conhecidas vez por outra. As mais freqüentes são com o Zé Luiz Doricci e o Zé de Lima e mais raramente com o Xexéu

Saudosista sempre, eis que o mundo virtual do Facebook me aproximou de inúmeros amigos de quem não ouvia falar e de alguns de quem não me lembrava. Agora me vejo completamente comprometido com um ambiente que já não é mais virtual, mas real. Creio, até, que o facebook é um estagio de regressão, à infância e à adolescência, já tão distantes. Afinal, somos homens e mulheres, alguns avôs, outras avós, uns casados, outros descasados, outros casados por mais de uma vez, mas todos felizes em saberem uns dos outros,no bom sentido.

Enquanto não nos encontramos pessoalmente, continuaremos a brincar como se fossemos adolescentes, através do Facebook, prosseguindo na busca dos amigos que ainda não foram contatados.

INSPIRAÇÃO DE POETA

INSPIRAÇÃO DE POETA

                           Walter Carmello Fiho

Quisera eu ter sempre inspiração
Fazer versos sempre excepcionais
Poetando ser riqueza nacional
Escrever um livro,por que não?


Com inspiração de verso singelo
A Deus imploro por idéias
Sei que vem aí mais uma odisséia
Deste simples poeta dos Carmello


Em desejo vejo genialidade
Ser poea,creia,não é vaidade
Retratando a vida talvez eu conquiste


De estímulo precisa o atleta
E eu afirmo,no meu caso de poeta
Só preciso de um quartinho de uísque..