QUEM É?
Walter Carmello Filho
Encantador de cavalos vai virar moda muito em breve. Pelo que andei lendo ,a Globo vai levar ao ar no final deste mês uma novela chamada Araguaia,em que um dos atores principais,Murilo Rosa será uma espécie de encantador de cavalos.
Será um plágio ao filme de Robert Redford,a Monty Roberts (este sim um encantador de cavalos) ou a este nosso pequeno blog?
A verdade é que de algum tempo a estes,a doma racional,aquela sem violência,vem ganhando muitos adeptos e os mais bem sucedidos já estão sendo chamados de encantadores de cavalos. Com a novela da Globo então,qualquer domador vai se arvorar com este belo e comovente título .
Eu era muito pequeno,tinha uns 9 anos,e morávamos em uma chácara onde hoje está instalada a fábrica da potente Toalhas São Carlos,quando meu avô,um italiano franzino mas dono de uma força intelectual muito grande,trouxe de sua fazenda em uma carroça, um potrinho alazão recém nascido. – Perdeu a mãe! Disse êle a minha avó,já com isso sensibilizando a nona a cuidar dele.
Foi a partir daquele já longínquo dia que passei a encantar-me com os cavalos,e Indaial tornou-se um garanhão que não precisou ser domado. Nossa convivência estreita e diária fez com que êle conhecesse até minhas expressões e sinais. Nunca precisou trocar obediência por comida,castigo ou recompensa. Fazia porque éramos cúmplices de cavalgadas,banhos de rio,relaxamento sob as mangueiras ou jambeiros .
Orgulho-me até hoje de nunca ter usado chicote,rebenque ou espora em nenhum dos muitos cavalos que já tive e jamais precisei usar de equipamentos ou apetrechos para “amolecer nuca ou queixo”. Prefiro o afago e a conversa ao pé do ouvido.
Desde há muito,encanto-me com os cavalos e tenho absoluta certeza que a recíproca é verdadeira,mesmo porque tenho recebido deles demonstrações inequívocas de encantamento,quando de longe percebem a minha chegada saudando-me com relinchos,quando me aproximo e eles enfiam o focinho debaixo dos meus braços ou esfregam suas cabeças em minha mãos.
Um cavalo,pela sua índole é sempre afogueado,assustado ou pode ser intolerante,raivoso,sentir-se injustiçado,ser prepotente,soberbo quase sempre,vitimizado muitas e muitas vezes,mas como em um passe de mágica desarmado pela nossa delicadeza.
Encantador de cavalos?
A violência por menor que possa ser,nunca será a resposta!
Nenhum comentário:
Postar um comentário