Estou em Balsas há oito anos completados no dia 12 p.p. Durante todo esse tempo fui pesquisando coisas da cidade onde decidi viver. Pude perceber que a grande maioria das pessoas,inclusive aqui nascidos,desconhece como surgiu Balsas e quem foram os pioneiros do seu surgimento.
No intuito de colaborar com o conhecimento geral resolvi publicar um breve relato dos primórdios da existência desta cidade que apesar das incontáveis necessidades de ordem social,cultural,assistencial e de infra estrutura,consegue pelos seus outros dotes naturais que seu povo seja alegre e hospitaleiro.
Breve relato da fundação.
O município de Balsas faz parte da região sul do Estado do Maranhão.E é hoje um novo polo da fronteira agrícola,principalmente pela cultura da soja.
A região foi formada por vaqueiros nordestinos que fugindo da seca cruzaram o Rio Parnaíba e descobriram as terras do Maranhão, montando uma estrutura na Passagem dos Caraíbas às margens do Rio Balsas. (Alí onde está se construindo uma ponte metálica a precisos 8 anos)
Os balsenses têm sua historia marcada de extrema beleza e importância, tendo em sua origem, um povo lutador e alegre que revive com orgulho as linhas vivas de suas conquistas.As terras dessa região eram pertencentes a grandes fazendeiros que residiam na sede do município de Riachão, tendo como proprietários as famílias Coelho e o Tenente – Coronel Daniel Alves Rego. Como a ligação entre as fazendas eram realizadas somente por via fluvial, não tardou que se formasse ao longo do trajeto pequenos povoados.
Sabedor da existência do novo núcleo de população que aqui se formara, para cá se deslocou o baiano Antônio Ferreira Jacobina, mercador de fumo nos sertões. Tornou-se líder da povoação, a qual denominou Vila Nova. Este construiu às margens do Rio Balsas um pequeno comércio onde vendia: fumo, cachaça, rapadura, sal e querosene. Contam também que neste local Jacobina realizava muitas festas com mulheres trazidas de outros locais.O local servia de referência para todos os viajantes que ali passavam em embarcações construídas de buritis, denominadas “balsas”.
Em 1879 foi edificada uma pequena igreja em homenagem a Santo Antônio, e em 1882 Vila Nova recebeu um novo nome, “Santo Antônio de Balsas” que posteriormente foi elevado à categoria de vila e de cidade, com a mesma denominação.
Os Distrito foi criado em 1892, pela Lei Nº 15; e desmembrado do município de Riachão em 22 de Março de 1918 pela Lei Nº 775. Na ocasião figurava como Distrito de Santo Antônio de Balsas que pelo Decreto-Lei Nº 820 de 30 de Dezembro de 1943, passou a denominar-se “BALSAS”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário